Sobreleituras

Leituras do mundo, das mais variadas, dos fatos e acontecimentos.

Opinião Publica

with one comment

Trata-se de um conjunto de crenças a respeito de temas controversos. Opinião pública é um conceito em transformação. Não é exatamente a soma do que pensa a maioria que faz a opinião publica, mas sim a opinião que se sobressai, vinda normalmente dos chamados formadores de opinião.
É influenciada pelo sistema social de um país, pelos veículos de comunicação massiva e não deve ser confundida com a vontade popular, onde é gerada ação a respeito da vontade manifestada.
O jornalismo ajuda a reforçar as opiniões ja pré existentes, e só muda uma opinião quando o assunto não é familiar, ja enraizado nas sociedades. As opiniões das pessoas são formadas dentro de grupos sociais e são reflexo de vivências anteriores. As mensagens transmitidas pelos meios de comunicação apenas reforça o que já está no subconsciente das pessoas, o desejo de algo já existe, só é despertado pela comunicação.
As mídias competem entre si, havendo um monopólio da informação, o que facilita a linearidade de opiniões, que influenciam a massa. Quanto mais os meios de comunicação se concentram nas mãos de poucas pessoas, mais possibilidades de manipulação dessas opiniões.

IMPRENSA REGIONAL X NACIONAL
A imprensa regional é normalmente omissa, não se preocupa em debater ou formar opiniões, apenas retrata os fatos, e deixa a mercê de cada um interpretar e discutir.
Já os meios de comunicação da imprensa nacional, tem a intenção de provocar debates e suscitar opiniões, muitas vezes pautando essas opiniões, que se transformam em um novo enfoque do assunto, ou até em um novo assunto.
E O JORNALISTA?
O papel do jornalista é transitar entre os grupos de poder e a opinião pública, sendo uma espécie de mediador. Transitar na corda bamba sem cair. Nem elitista, nem populista.
O jornalista é quem converte informação em comunicação, decodificando e codificando os acontecimentos, para que se forme então a opinião pública. Informação é objeto. Comunicação é relação.
EM SUMA…
A opinião publica nem sempre será a opinião da maioria, mas sim a que melhor representa os grupos, advinda muitas vezes de forma vertical, tal qual os aparelhos ideológicos de Estado, que impõem as formas de agir e pensar, podendo ser também horizontalmente, quando os formadores de opinião trazem sua forma de pensar à maioria do grupo, formando então a opinião publica.

Para saber mais: http://www.portal-rp.com.br/bibliotecavirtual/opiniaopublica/0017.htm

Idéia de escrever sobre o assunto: Aula de Teoria do Jornalismo – bimestre 4 – Ano 3 [Jornalismo]
Anúncios

Written by Doce vida

novembro 21, 2008 às 5:15 pm

Uma resposta

Subscribe to comments with RSS.

  1. hehehe
    e ja viu mesmoo né!
    escrevi pra fixar a parte que aprendi, e acabei interessada em procurar saber mais a respeito. Obrigada Gabi. Pela visita e pelo comentário ;).

    Um beijo.

    Patrícia Gonçalves

    novembro 21, 2008 at 5:38 pm


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: